TÍTULO: Montanha da Lua (Família Hallinson #1)
GÊNERO: Romance de Época
SINOPSE: Há séculos uma verdade acompanha cada herdeiro do ducado de Bousquet: A Maldição dos Hallinsons. Conta-se que a tragédia os acompanha, levando à morte as esposas em seu primeiro ano de matrimônio. Geração após geração, aprendem sua sina e a regra a seguir para possuir uma união frutífera e longa. Octávio Hallinson Segundo sofre as consequências de não seguir estes ensinamentos. Viúvo, isolou-se da sociedade, fugindo da responsabilidade de casar-se novamente para providenciar um herdeiro para seu título. Um homem marcado pela dor.  Mical Baudelaire Nashgan sempre foi uma mulher decidida, enfrentando as ordens de sua tia e negando-se a seguir o protocolo que obrigava mulheres a procurar maridos apenas por posse de títulos e dinheiro e não por amor.  O posicionamento contraditório aos costumes afastou os candidatos, tornando-a uma das únicas solteironas que sua província conheceu. A mais bela dentre elas.  Uma tragédia a coloca frente aos perigos da floresta aos pés da Montanha da Lua e seu futuro torna-se incerto e assustador. Conta-se que a tragédia os acompanha, levando à morte as esposas em seu primeiro ano de matrimônio. Geração após geração, aprendem sua sina e a regra a seguir para possuir uma união frutífera e longa. Octávio Hallinson Segundo sofre as consequências de não seguir estes ensinamentos. Viúvo, isolou-se da sociedade, fugindo da responsabilidade de casar-se novamente para providenciar um herdeiro para seu título.  Um homem marcado pela dor.  Mical Baudelaire Nashgan sempre foi uma mulher decidida, enfrentando as ordens de sua tia e negando-se a seguir o protocolo que obrigava mulheres a procurar maridos apenas por posse de títulos e dinheiro e não por amor. O posicionamento contraditório aos costumes afastou os candidatos, tornando-a uma das únicas solteironas que sua província conheceu. A mais bela dentre elas. Uma tragédia a coloca frente aos perigos da floresta aos pés da Montanha da Lua e seu futuro torna-se incerto e assustador.

                                                 AMAZON | ADICIONE NO SKOOB

♥ RESENHA


Quando peguei esse livro para ler eu procurei não saber nada sobre ele. O que para mim é estranho, pois tornou-se em mim um velho vício saber, ao menos o nome dos personagens principais e ler a sinopse antes de iniciar qualquer leitura. Mas, com "Montanha da Lua" não foi assim. Apesar da capa apresentar um ar mais sobrenatural, o livro segue com um enredo apaixonante repleto de cenas que enchem o coração de apreensão sobre o mistério que ronda a família Hallinson e de suspiros com as cenas um pouco mais picantes. 
Então, já abrindo as primeiras páginas restou para mim a alternativa de especular sobre o que se tratava aquela história.
Logo no começo nos é apresentada uma personagem que, embora esteja numa situação que despertaria em qualquer pessoa medo, seu primeiro pensamento sobre o que vivência é não se deixar cair no papel de donzela em perigo.



“Deveria lembrar-me de que sou a mulher que enfrentou toda uma sociedade para permanecer solteira e não uma donzela em apuros que precisa de um príncipe encantado que a resgate! ”





Mical Badeilare Nashgan é uma "Donzela" solteira, já na casa de seus trinta anos e quatro, o que é totalmente inaceitável, fora dos padrões de sua época, alguém atingir tamanha idade sem um marido e filho sequer. Apesar de demonstrar tristeza com a perda dos pais ainda na adolescência e ter sido criada por uma tia amargurada e rígida e um tio amoroso, mas submisso à esposa, e mostrar não se importar com o que os outros dizem, no fundo, anseia se apaixonar e conceber à um filho, fruto de uma união com amor.
 Em um final de tarde, após um incidente, Mical se vê em um lugar completamente desconhecido, julgando ter sido vítima de um sequestro apavora-se. Principalmente ao descobrir seu "sequestrador".

Octávio Hallinson é um duque teimoso, que carrega nas costas um peso maior que seu título nobre. Herdeiro não somente de uma vasta fortuna e propriedades, mas de uma maldição que vem se arrastando por gerações, fazendo-o mais uma vítima da vasta lista de homens da família Hallinson, deixando para trás apenas um homem afundado na culpa e na solidão. Apesar de ser formado em medicina e ser considerado, inclusive pelo rei, um excelente profissional, ter um diploma não o impede de acreditar que está amaldiçoado para toda vida e que se der continuidade a sua geração, assim será passada adiante. Todos sabem que basta um Hallinson se apaixonar para que a maldição da família as enlouqueça até a morte, ter um filho de um, então, é condenar a próxima geração de alguma outra mulher que virá a encantar o varão. Não suportando mais o pesar da perda que sofreu em seu coração, Octávio se isola em sua cabana localizada na Montanha da Lua afim de não "condenar" mais nenhuma pobre donzela a um destino rumo a sua cova, mas um encontro inesperado desafia todas as suas escolhas passadas, e, voltar a se apaixonar se mostra um caminho sem retorno, mas que ele não tem forças para não o trilhar.



“ A primeira lição que recebíamos: Toda mulher que você amar morrerá. Iniciando por sua mãe. ”




MINHA OPINIÃO


Diferente de muitos romances que li, em " A montanha da lua" não conhecemos uma donzela jovem toda romântica, em perigo, onde o cavalheiro aparecerá para resgatá-la, mas totalmente ao contrário. O protagonista é quem precisa desesperadamente ser salvo de seus demônios por querer amar e não poder, seus medos o sufoca e o impedem de viver. Mical, apaixonando-se desde o primeiro momento descrê totalmente de que seu amado seja realmente amaldiçoado. Mas como fazê-lo acreditar de uma vez por todas e, finalmente, admitir que a ama e que há a possibilidade de um futuro juntos?
É o primeiro romance de época em que não me irritei com a protagonista por ser delicada demais ou "sofredora" demais ao ponto do rapaz a todo momento se esforçar para convencê-la a se entregar ao romance, o famoso clichê, mas totalmente ao contrário! É impossível não admirar Mical pela persistência sem se desvalorizar, sem perder o amor por si mesma em uma sociedade que só a descrimina por ser uma solteirona órfã na casa do trintas.


Mical é o retrato perfeito de uma época em que a idade de uma mulher era irrelevante até que a mesma desposasse. Fora isso, a ingenuidade que hoje praticamente não existe mais, permanece nos conceitos, costumes e educação de uma dama. Apesar da idade da protagonista é possível ver claramente que a autora soube por reflexos de uma sociedade machista onde casar "bem" e dar filhos homens ao seu marido se torna uma obrigação, que apesar da protagonista tentar de ignorar as regras de sua sociedade, a maneira a qual foi educada e criada sua “rebeldia” não impede o impulso de cumprir com suas "obrigações".

Apesar de gostar muito de romances de época, confesso que alguns chegam a ser cansativos por ser tratar de costumes e falas diferentes dos quais estou habituada e parecer muito artificial. Mas, não foi o que aconteceu com esse. Uma leitura contínua e super gostosa de seguir.
Quando um autor nos apresenta uma obra que se passa num século antecedente ao nosso, um detalhe que jamais me escapa é a maneira que seu personagem, ou seus personagens, apresentam o mundo em que vivem de acordo como era anteriormente. Não me refiro a carruagens e etc, mas na maneira de falar e pensar e agir, de através do personagem sermos introduzidos no universo em que será narrado a história, desde os costumes delicados e educados às necessidades básicas (kkk) e a Mari se preocupou bastante com esses detalhes, claro que seu foco não foi inteiramente narrar um século passado, mas ela não fechou os olhos para isso deixando seu romance muito mais envolvente. 

A única coisa que me fez querer arrancar os cabelos fora foi a teimosia de Octávio em ver o que está diante dos seus olhos, apesar de Mical esfregar em sua cara a todo momento, porém em um determinado momento da história acabei sentindo por ele, pois sua mente foi alimentada com séculos de história, e deixar algo que tem "evidências" e está enraizado na alma é difícil, mas não impossível ;) 


OBS: Eu sempre achei admirável em alguns escritores a intuição certeira de conseguir encaixar nas cenas, onde uma determinada ação, onde desenrolar da história acontece, momentos em que o personagem vai se apresentado para o leitor, narrado sua história sem deixar de viver o que acontece ali, no seu presente momento. Mari soube fazer isso, sem deixar estranho e sem desfocar do que acontece no agora de sua protagonista. em nenhum momento duvidei da veracidade de sua história e do que os personagens acreditam e são.

Leiam!!!




♥ SOBRE A AUTORA



Paulistana, tímida e blogueira literária. Nascida em 22 de fevereiro e formada em Recursos Humanos. Aprendeu a amar a literatura aos dez anos de idade e a desejar escrever com a mãe que também é apaixonada por esta arte. Teve coragem de mostrar suas histórias a outros apenas em 2009 como escritora de fanfics, o que a impulsionou a buscar por mais. Apoia sem reservas a literatura Nacional. Já gravou CD como cantora de banda, compôs e hoje se dedica à sua família e a seus queridos personagens. Escritora das séries Neblina e Escuridão, Série Nefilins e do romance de época Montanha da Lua.





♥ REDES SOCIAIS DA AUTORA










22 Comentários

  1. Oi JU! Fiquei muito feliz que você curtiu a história! Leu rapidinho *-*.
    Obrigada pelo carinho! O Octávio irrita, mas é meu macho necessitado de cuidados hahahaa. Beijooocas, Mari

    ResponderExcluir
  2. Adorei a maneira que escreve a resenha e a história parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que resenha grandona.
    Bom, ainda não li nada da autora e preciso fazer isso, mas o trecho de sua resenha "O protagonista é quem precisa desesperadamente ser salvo de seus demônios por querer amar e não poder", me preocupa, pois sei que não curto livro nessa vibe, é muito judaico-cristã, da salvação, redenção, o amor de uma mulher para salvar um homem, enfim... de qualquer forma, quando possível, lerei.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Montanha da lua foi uma das minhas melhores leituras de 2015.
    Simplesmente me encantei com a história de Mical e Octávio. Muito amor! ♥
    Leia A noiva devota, você vai amar!
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Talvez a capa não tenha sido uma boa escolha.:( Já que ele remete muito a uma coisa super sobrenatural.
    Legal a Mari escrever de uma solteirona e um duque, acredito que o romance seja muito bom se acompanhar, eu que adoro romances de época iria curtir.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada da autora, mas esse livro parece ser ótimo! Gosto muito de romances de época e esse foge do "clichê" deles. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã de Romances de Época, mas como toda regras tem exceções, posso dizer com toda certeza que esse livro é uma delas!! Parabéns pela resenha!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter gostado da história e entendido os medos de ambos os personagens,achei eles um pouco extremados, mas como afirmei, totalmente condizentes com a época em que a história se passa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! Fiquei super curiosa para ler esse livro.
    Parece ser muito bom e com uma ótima temática.
    Muito boa sua resenha! Parabéns! bjo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Já conheço o trabalho dá Mari e tbm tive o prazer de ler esse livro, muito bom, sem sombra de dúvidas.
    Adorei sua resenha
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. gostei bastante!!! essa pegada de romance de época com sobrenatural ficou diferente mas bem interessante! fiquei muito curiosa para conhecer Octavio e Mical (adorei esses nomes diferentes). wishlist com certeza!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito da escrita da Mari e sou apaixonada por todos os livros dela, Montanha da Lua é um amorzinho e estou louca pela continuação <3

    ResponderExcluir
  13. Amei a história, adoro romance de época e sobrenatural nem se fala kkkkk obrigada pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e sou apaixonada por livros do gênero.
    Achei bem inusitado por parte da autora ao invés de fazer uma donzela indefesa que precisa ser salva, colocar o duque nesse papel de precisar de ajuda!
    Adorei saber suas impressões e pretendo fazer a leitura assim que possível!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiiii, realmente, o livro parece um conto de fadas as avessas neh. Achei bem criativa a ideia da autora, gostei dos personagens e da trama. Espero ter a oportunidade de ler. Fiquei curiosa! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Esse livro está na minha lista de desejados!!!! Antes ele só era vendido em e-book e agora recentemente fui informada que consigo adquirir a versão física no Amazon!!!! Tu tinha que ver minha cara de alegria... :D Quero muito conferir a história que a Mari criou e ler sua resenha só me deixou ainda mais animada!

    Beijoooooooos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Confesso que até me vi querendo ler esse livro, só a capa que achei meio sem graça, mas a história me comoveu num todo, dica super anotada!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  18. Não curti muito a capa mas a história é bem bacana, que resenha grande hahahaha
    Bela maneira de descrever o livro.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro!
    Acho muito bom o fato de ter uma protagonista forte, e o mocinho ser quem precisa ser salvo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Eu tenho a Mari no facebook e ela é uma fofa. Isso só aumenta minha vontde de ler os livros dela. Montanha da Lua já está na minha lista. Beijos <3

    ResponderExcluir
  21. Olá Juliana!
    Estou tentando ler esse livro há quase um ano. Comecei bem a leitura, mas não sei porque não consigo mais me prender a ela. Deve ser meu humor que não está muito inclinado aos romances de época.
    Eu espero conseguir pegar firme na leitura esse ano e não arrancar os meus cabelos com Octávio! hahahah
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Adoro um bom romance de época, principalmente se escrito de forma crível como percebi que foi o que a Mari fez.
    Ainda não li nada da autora, mas toda resenha que leio é bem positiva, e o fato dela conseguir deixar o leitor bem ambientado, sentindo-se no século passado já me deixou curiosa.
    Anotei a sugestão.


    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir