TÍTULO: COMO SE FOSSE MAGIA
AUTOR: BIANCA BRIONES
NÚMERO DE PÁGINAS: 208
EDITORA: Gutemberg
GÊNERO: Ficção, Jovem Adulto
SKOOB: Adicione  
SINOPSE: Eva nasceu com o dom de passar todos os seus sentimentos para o papel, e com isso conquistou milhares de leitores pelo mundo. Agora, ela precisa escrever o último livro da sua série de fantasia, mas está com bloqueio criativo há um ano e não sabe o que fazer. Enquanto tenta se reconectar a seus personagens, a vida coloca em seu caminho um homem idêntico a um dos seus protagonistas. O problema é que o desconhecido surge sem nenhuma lembrança de quem ele é.Enzo está muito confuso. A princípio, ele duvida da conversa maluca de Eva. Mas mesmo com dificuldade em acreditar, ele não pode negar que se sente extremamente ligado a ela.Envolvidos por esse curioso e estranho mistério, Eva e Enzo estão prestes a descobrir que, às vezes, para que duas pessoas se encontrem, mundos inteiros são capazes de colidir.




RESENHA:

Apesar de não ser um dos meus gêneros literários preferidos, o livro soube me encantar de uma forma que o fez se tornar por si só uma das histórias que guardarei na memória e, com toda certeza, voltarei a reler em algum momento. Como se fosse magia estava na minha lista de livros que eu queria comprar na Bienal do Livro (Que se encerrou no dia 04 de setembro de 2016) logo após ouvir sobre a história em um evento onde a autora comentou.

O livro conta a história de Eva, uma escritora que possui um diferencial que torna ela e todos os livros que escreve especiais, cativantes, realista e emocionantes. Para ela seus personagens existem em Universos paralelos (Título de sua série de livros de maior sucesso) e se apresentam a ela afim de terem suas histórias contadas e repassadas para o papel (o que na minha opinião a autora soube descrever a intensidade do relacionamento entre escritores e suas histórias, e o amor pelas palavras), o que a pôs na lista de autores Best-Sellers, tendo suas histórias traduzidas para diversos países. Porém, só ela e seu melhor amigo, Thiago, reconhece essa sua peculiaridade em todas as suas facetas e as aceita como um dom e não loucura. Mas nem sempre foi assim.


                 (Os primeiros minutos de leitura) <3


Fã de carteirinha de Harry Potter, Eva teve que aprender a se aceitar da forma que é sem que a opinião das pessoas de fora a afete, prejudicando seu relacionamento com seus personagens, entretanto ela está com um grave problema: Não vê seus amigos do universo paralelo há um ano, o que significa que não escreve nada novo há 365 dias e o prazo para entregar o último livro que encerrará sua série cresce no ritmo em que seu desespero e do Thiago, seu melhor-mega forever amigo e agente literário, aumenta. Eva tenta de tudo, desde banhos relaxantes à luz de velas aromáticas até consultas com terapeutas, porém nada surte efeito. Ao sair para tomar café, em outra tentativa de se reconectar com seus personagens e buscar inspirações, eventos estranhos semelhantes aos que escreveu em um de seus livros, ao qual precisa finalizar, começa a acontecer e a noite chuvosa se encerra com a maior delas ao presenciar um assalto. O que Eva não esperava ao correr ao socorro da vítima era dar de cara com Enzo, protagonista e personagem preferido de seu livro. Ou estaria ela ficando louca de vez?


"Mas, para mim o choque é ainda maior porque ele é assustadoramente parecido com meu personagem."


Enzo acorda sem sequer lembrar de seu nome ou de onde está, apenas que a mulher que o ajudou e o chamou de "Enzo" lhe parece familiar assim como a sensação de segurança que sente ao estar próximo dela. Eva não esconde o jogo para Enzo que, por alguma razão que ele desconhece, embora tenha relutado em acredita no início, não a julga por suas suspeitas. Tudo começa a se tornar mais confuso quando evidências que acusa Eva de estar certa surgem, apesar das chances de serem apenas coincidências, ambas pesam da mesma forma.





Juntos, Eva, Thiago e Enzo se comprometem a descobrir a verdade por trás do surgimento de Enzo, no passo em que Eva precisa encontrar uma maneira de descobrir se suas suspeitas sobre seu personagem têm a ver com o homem que desperta nela sentimentos dos quais pensou jamais viver em seus 30 anos de idade. Uma amizade fofa e leal começa a surgir entre os três. 
Uma garota misteriosa, um personagem/homem desaparecido e sem memória e um bloqueio criativo que dura tempo demais sem motivo aparente que pode ligar os pontos a algo que Eva desconhece ou se nega a enxergar.

O livro é repleto de diálogos engraçados e divertidos, apesar do clima apreensivo sobre todo o mistério que acerca Eva e suas histórias, e os melhores acontecem entre Eva e seu melhor amigo Thiago e companheiro de vida, que embora a história não seja sobre ele, soube se destacar e encontrar uma forma de cativar o coração de quem souber de sua história de vida juntamente com sua personalidade engraçada e amável.  Apesar de sempre estar do lado de Eva nos momentos difíceis e alegres, ambos se conheceram em um ponto de suas vidas em que o mundo (as pessoas) lhes viraram as costas apenas por não serem da maneira que o mundo julga normal, juntos escolheram que caminhos que os levou a dar a volta por cima.

"Como se fosse magia" foi um livro que eu estava mega ansiosa pelo lançamento que aconteceria (e que já aconteceu) na Bienal. Eu já sabia mais ou menos do que se trataria a história do que já havia sido comentado pela autora, e apesar de estar com bastante expectativa o livro em si soube ultrapassar todas. Não sou muito fã de Chick lit, mas se eu tivesse uma lista este com certeza estaria no topo.






" [...] Você é uma escritora. Não uma comum, daquelas que vemos aos montes por aí. Você é capaz de ver além do que vemos. você vai além das palavras. você tem o dom. É como se fosse magia. [...]"


Um dos aspectos que mais adorei foi a capa. Além de fofa, ela trás muitas informações que o leitor somente descobrirá ao ler a história e isso eu amo. Adoro quando tudo em um livro contribui para a história. Outra coisa que foi responsável pelas diversas marcações que fiz no livro (Kkk) foi as referencias de como é o processo de escrita de uma autora, todo seus envolvimentos com suas criações, e a sensação de quem escreve tem de que personagens não são apenas meras criações e sim pessoas que vivem em outros universos e se apresentam para seus escolhidos para que contem suas histórias para nós, meros seres mortais (Kkk). Gente, eu amei isso, sério. eu que amo escreve soube me identificar completamente sem me chamar louca. Eu senti a paixão que tenho pela escrita aflorar de uma maneira que eu soube perceber que aquilo que Eva estava fazendo sem perceber eu estava também.



"[...] - Quando alguém lê o que escrevo, desvenda um pedacinho de quem eu sou. Estou alo, espalhada em cada um dos livros.[...]"



A autora ainda preparou uma mega surpresa em uma das cenas dos livros que, quem adoras os outros livros dela vai pirar. Além de outra coisa que, na minha opinião eu adoro nos livros da Bianca é a profundidade que ela descreve os pensamentos e sentimentos dos personagens sem ser clichê, tornando-os quase reais em suas atividades diárias e dúvidas da vida que todos temos. Cada capítulo é iniciado com um trecho de música que dá ritmo ao capítulo (Músicas que, algumas, eu conheço e amo e só soube somar na minha opinião sobre a obra).






43 Comentários

  1. Não costumo ler romances, mas esse chamou minha atenção. Parece ser uma leitura muito gostosa, não sei rsrs... vou anotar a dica :D

    ResponderExcluir
  2. Olá, nossa com tantos elogios eu só posso ficar curiosa pela leitura. Não conhecia o livro e também não sou fã do gênero, mas é sempre bom conhecer autores nacionais e seus trabalhos, como esse que demonstra muita qualidade. A capa é linda mesmo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ainda não tive oportunidade de conhecer a escrita da Bianca, mas só vejo elogios sobre suas obras!
    Fico feliz que mesmo que não seja um gênero que você está habituada, que gostou da leitura e que ficou marcada em sua memória.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre o surgimento de Enzo e o que esse trio irá descobrir.
    Essa capa é maravilhosa e adorei saber suas impressões, que só me deram mais vontade de ler a obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A história parece bem legal, e deve ser incrível quando não é um gênero que você tem costume de ler, acaba lhe trazendo ótimas experiências. E parecer ser uma história bem divertida e gostosa de ler, fiquei curioso para saber mais sobre o Enzo e saber de onde ele saiu hahaha, a cabeça da Eva deve está a mil pensando que ela deve ter algum problema. Enfim, agora também quero ler a obra.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  5. Adorei você ter colocado detalhes sobre a escrita da autora, não a conhecia e me interessei pelo livro dela!

    Ótima resenha!

    http://ideografa.wixsite.com/livros

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Que resenha maravilhosa! Adorei mesmo ter conferido suas impressões por aqui. Admiro muito o trabalho da autora e não vejo a hora de poder conferir mais esse trabalho, e claro a história parece ser ótima e já sei que irei amar demais.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus do céu! Eu quero esse livro e todos os outros que a autora lançou, mais o do filho dela! São livros perfeitos, com capas perfeitas e de boa esse livro com certeza entraria para a minha lista de favoritos só por retratar o dia a dia de uma escritora! otima resenha!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Quem me conhece sabe que sou fã de carteirinha de romance. Fiquei muito encantada e com certeza irei ler. Já encontrei um dos meus personagens na rua (cheguei até a seguir o cara)! Infelizmente não tinha nada de mágico ali e foi muito decepcionante vê-lo ir embora (até porque era o meu personagem favorito). Haha Estou muito ansiosa para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu também não sou muito de ler livro com essa pegada de gênero, mas não posso tirar o crédito que essa autora tem na sua área rsrw. Devo concordar com você, pois essa capa é muito linda e saber que tem muita coisa a ver com o livro só me deixou com mais curiosidade. Espero ter a chance de ler esse livro e o do seu filho também. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Olá. Estou louca para conhecer as obras da Bianca, ouço falar muito bem. Esse parece ser uma Boa para começar, irei colocar na (pequenina) lista de desejados e espero realizar a leitura em breve. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Adorei a capa e a sinopse desse livro.
    E adoro romances. E percebi uma coisa. Você também marca as frases de que gosta com post-it, eu também faço isso. =p

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hoje eu comecei a ler um livro da Bianca, As Batidas Perdidas do Coração, e estou super apaixonada por ele, Agora eu quero ler todos os livros dela!!! Como se fosse magia eu já queria mesmo ler e adorei conferir sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu sou suspeita pois além de amar a escrita da Bianca eu amo chick-lits. Como se Fosse Magia me fez suspirar tanto e amo muito este livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Conheço o livro,mas ainda não li. Briones é uma graça e tem um talento único, criando enredos que envolve o leitor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Li 3 livros da autora e estou pra completar a serie As Batidas Perdidas, mas este livro aqui não me interessou muito, então, deixarei a dica passar. Que bom que a leitura funcionou pra ti e valeu a expectativa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Li pouquissimas coisas da Bianca e sei que essa obra foge dos padroes dela, acho essa capa muito lindinha e não fazia ideia que a obra envolvia o processo de escrita, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  17. A sinopse me deixou bastante curiosa e sua resenha me deixou ainda com mais vontade de ler! Parece ser uma leitura tão gostosinha!!!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    Amei a capa, a premissa e principalmente tua resenha!
    Sou bem eclética na leitura, mas tenho uma "quedinha" por romance e achei super diferente a proposta da autora. Fiquei super curiosa, vou anotar a dica e tentar passar a frente de alguns ;) bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi! Tudo bem?
    Que capa mais fofa! Adorei a sinopse e sua resenha me convenceu a ler! Gostei mesmo! Parabéns pela resenha e sucesso para a autora!

    ResponderExcluir
  20. Oi.

    Estava pensando nessa semana em comprar o e-book desse livro. Estava procurando alguns livros na Amazon para ler e quase comprei esse. Acho que vou voltar lá e comprar. Já li dois livros da Bianca e adorei. Tenho certeza que também vou gostar desse.

    ResponderExcluir
  21. Embora não é muito meu perfil de livros de leitura, achei bem interessante a sua maneira de falar sobre o livro a alegria de ter lido e os trechinhos. Em relação a capa do livro achei muito bonita. Super beijo da Luma

    ResponderExcluir
  22. Oi. eu não gosto de Chick lit e não estou querendo ler livros juvenis, não no momento, nesse caso, leria para conhecer um pouco a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  23. olá...pra ser sincera já pela capa não curti,e lendo sobre o livro meu desinteresse persiste... não curto o gênero, já tentei ler outra coisa da autora mas não rolou... a escrita dela não me agradou...
    bjs...

    ResponderExcluir
  24. Essa é um autora que tenho ouvido falar bastante ultimamente.
    Este livro é bem desenvolvido pelo teor da resenho que você nos apresentou. Já está anotado para uma futura leitura.
    Também estive na Bienal do livro ano passado.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  25. Oi,

    Eu adorei a capa do livro e as fotos do post. Eu gosto muito de histórias de magia e que se passam em universos paralelos e por isto o livro já me fisgou. Sua resenha ficou muito boa. Quero conhecer livro e autora.

    Beijus
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Que capa mais linda, adorei a resenha, me deixou bastante curiosa para conhecer a obra, adoro histórias em que a personagem é escritora, da um toque metalinguístico bem especial, pretendo ler em breve pois conheço a autora mas não li nada dela ainda, obrigada pela dica maravilhosa, beijos.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Ainda não li nada dessa autora, mas tenho muita curiosidade. Gostei de saber que a leitura te agradou tanto e adorei a menção de HP na trama! É bem legal quando uma capa é nem condizente com a estória. Quero ler o livro e ver esses diálogos interessantes que você falou.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  28. Oiee ^^
    Eu também adorei esse livro, tem cenas hilárias e apaixonantes ali, né? Eu não sabia o que esperar dele, pois só tinha lido "As batidas perdidas do coração", que passa longe de chick-lit, mas achei que a Bianca acertou! Fiquei encantada com os personagens, o livro é incrível, né?
    MilkMilks ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ai gente esse livro parece ser tudo de bom! Uma escritora dentro de um livro, referências a Harry Potter, humor... Tenho visto muitos comentários positivos a respeito e queria muito lê-lo. Está prestes a entrar na minha lista de desejados.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  30. Tenho lido muitas coisas positivas sobre essa autora, mas nunca li nada dela pois não é muito meu estilo de leitura.

    Gostei muito da resenha, que explicou muito bem a história e me deixou com vontade de ler o livro, mesmo que ele não seja meu gênero favorito... Parece com um bocado de fantasia, que eu amo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  31. Adoreei sua resenha!! Me convenceu a ler o livro :D Nunca li nada da Bianca mas só leio elogios sobre suas obras, e provavelmente começarei por Como Se Fosse Magia. Livros com escritores como personagens são sempre bem interessantes :D Acho que vou gostar!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Juliana, tudo bem?
    A sua resenha é a primeira que confiro sobre esse livro e tenho que admitir que a premissa é um pouco parecida com "Quando o amor bater à sua porta", o que difere é o gênero, creio eu. É realmente curioso o Enzo aparecer justamente no momento em que a protagonista está com bloqueio criativo e já estou doida para descobrir o que irá se desenrolar na trama.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  33. Sobre querer esse livro?
    Eu quero esse livro.
    Ainda não li nada da autora,mas só dela ser uma escritora de mais de um genero já me apaixono.
    E o que dizer da sua resenha que me deu gás e vontade de ler o livro?
    Amei bastante não vou negar

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem? Já conhecia a autora de outro livro, que alias fez meu coração partir em pedacinhos cada página que lia. Realmente gosto da escrita da Bianca e acho que esse livro dificilmente não despertaria minha curiosidade, mas sua resenha só reforçou minha vontade de ler, ainda mais sendo chick-lit, gênero que quero ler mais neste ano. Ótima dica, beijos.

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bem?
    Nossa quantas coisas reunida em um só livro, é bem interessante ver como a autora conseguiu desenvolver a história mesclando mistério e momentos divertidos, que me fizeram ficar curioso. Pelo que vi a escrita da autora é bem gostosa de acompanhar.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite!

    Amo romances e me parece que esse livro seria mais uma que adoraria ler.
    Já o tinha visto, mas nunca me atentei a sinopse e nunca tinha visto resenha, gostei.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  37. Oie,
    Nunca tinha lido nada sobre livro, e até que achei legal a premissa, com o mistério romance, partes divertidas, e tudo mais. Já está na lista e em breve irei procurar para ler.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  38. Oi Juliana, como está?
    Eu estou enxergando uma forte referência a um livro que li muito recentemente, chamado "Quando o amor bater à sua porta", da Samanta Holtz. Só que invertem-se os papéis, já que é o mocinho que desconfia da "pantomina" da mocinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Gostei mais ainda pelo fato da escritora dar vida aos personagens de tal forma.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Oi tudo bem,
    ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura desse livro da Bi, mas morro de vontade e está na minha lista de desejados, adoro a bianca como pessoa e já admiro como autora mesmo tendo tido um breve contato com a sua escrita atraves de um único conto, mas ela é alguém que quero muito bem.
    beijos

    ResponderExcluir
  40. Oi! Nossa, que capa mais linda, mais cheia de graça. Amo fantasia, mas infelizmente tenho uns problemas com romances, não curto mesmo. Ela tá com bloqueio criativo no fim da serie de livros, e eu, que não escrevi nem o primeiro e ja tô todo bloqueado tbm? ngfdfmnf Gente, tu fez muitas marcações! Queria ser do tipo que consegue, me dá até agonia de ver kkkk Abraço!

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Gostei de saber que mesmo não sendo fã do gênero, esse livro te conquistou. Eu gosto muito, então imagino que seria também uma leitura extremamente agradável para mim. Adorei essa sua dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Oieee
    Tudo bom?
    Nossa que história fascinante.
    Fiquei aqui curiosa em como Enzo cai de paraquedas na vida dela é como irá resolver esse bloqueio.
    Beijos

    ResponderExcluir