Ante de começar com a primeira parte dessa série aqui no blog, a primeira coisa que você tem que aprender é “Estude todos os dias” nem que seja apenas uma hora. Todos os dias pessoas começam a estudar, mas apenas uma pequena porcentagem vai até o fim com o mesmo engajamento lá do início.Ao longo desse processo haverá mudanças, a cada projeto é necessário nos tornar diferentes. Mudanças as vezes causa frustração, principalmente quando elas nos obrigam a mudar a nos mesmo para nos adequarmos à elas; que no caso seria abdicar de coisas, lazeres para estudar. Saiba que aprender não acontece de um mês para o outro, a gente passa doze anos na escola, cinco dias da semana cerca de seis horas por dia e ainda assim não aprendemos tudo. Tenha paciência, pois você terá pouco tempo antes das provas para aprender algo que durou os doze anos na escola e você não absorveu ou seu professor não completou. Isso vai levar tempo, queira você ou não. Não adianta colocar como meta estudar e aprender em 3 meses, ás vezes poderá levar um ano e só acabar nas vésperas da prova.Não desistir, faz parte do processo, a demora, e ter paciência com você e com o que estudará é fundamental. Vamos lá?


Começando do zero.

#Faça uma lista dos conteúdos que mais caem no Enem. Apesar do Enem focar em todas as matérias do ensino médio, tem tudo sobre essas matérias viram conteúdo da prova. Clique aqui para ver a lista .



# Planejamento. Planejar é alocar de forma inteligente seu tempo em algo. Entenda que estando pronto o seu planejamento ele não será perfeito, talvez sirva no começo, mas no decorrer de seus estudos ele precisará ser aperfeiçoado. Você aprenderá mais coisas, se tornará diferente, sua mente processará mais informações, então é necessário que seu plano se adeque às mudanças.

Num planejamento você tem “Quadro de horários” e “Ciclo de estudos”

*Quadro de horários: Estabelecer todos os momentos, os horários que começa e terminar seus estudos.

*Ciclo de estudos: Foco nas disciplinas, e não necessariamente eles têm um momento fixo para acontecer.

# Descubra quanto tempo livre você tem que poderá ser atribuído aos estudos.
Definido a quantidade de horas para estudar num dia, não foque toda a sua atenção nela. Não estude por todo seu tempo livre por horas a fio, defina pequenas pausas para se esticar, beber água, ir ao banheiro, comer. Não se torne um zumbi e dê tempo ao seu cérebro para que ele não entre em pane e possa absorver informações novas de forma confortável.

# Divida as disciplinas para cada dia da semana e estabeleça um horário (Ex: Segunda estudarei 1hr de Matemática, 1h de Física e 2h de Química, etc)


# Após estudar um tema procure ler ou assistir ou fazer simulados a respeito do que estudou. Sempre ponha em prática o que aprendeu para não esquecer.

#Não se contente em apenas ler. Faça resumos de seus estudos e sempre releia e revise tudo no final, no mesmo dia. De preferência tudo à mão ao invés de digitado.

 

O que não fazer:

#Não estude apenas uma disciplina completa apenas para logo em seguida passar par outra.

# Por mais legal que seja estudar em grupo, procure estudar sozinho. Quando estamos cercados de amigos acabam surgindo assuntos que nada têm a ver com o tema a ser estudado, foco é o principal ingrediente para aprender.

#Evite usar o celular ou estudar em um ambiente que tenha distrações. Procure um limpo e organizado. Seja forte e não acesse o Facebook na hora dos estudos quando estiver fazendo alguma pesquisa.

Acima de tudo respeite seu horário. Se você é mais produtivo de manhã estude nesse período e assim por diante. 

Continua...


42 Comentários

  1. otima a dica <3 eu sempre faço isso
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei a postagem muito útil!!! Ajudará muitas pessoas que piram na hora de estudar, parabéns! Espero te encontrar lá no meu blog, será muito bem vinda <3 Beijocas!

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ótimas dicas e até comentei com a minha filha, pois ano que vem ela irá para a faculdade e então, ela precisa se organizar melhor para estudar.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Tô numa fase de estudos fortes para concursos e estou me dedicando, pelo menos pelo que posso. E sei que é necessário muita organização, além de outras dicas igualmente importantes. Adorei poder conferir sua postagem!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Que bacana seu post, é muito legal mesmo organizar os estudos dessa maneira! Eu, na faculdade, uso o famoso método de decorar. Copio tudo que o professor fala no meu caderno, depois digito tudo em formas de perguntas e respostas, leio, e peço pra alguém "tirar ponto", como dizemos por aqui. Tem um site ÓTIMO e gratuito que usei, chamado MANDE BEM NO ENEM, também é uma ótima pedida!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juliana!
    Minha fase de Enem já passou.
    Mas para quem quer um bom futuro, estudo é de extrema importância. ^^
    Espero que consigo se dedicar e que no final lhe renda muitos frutos.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, devia ter lido elas no meu tempo de estudante kkk teriam me ajudado muito a me organizar! São todas ótimas!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  8. Vou tentar o ENEM esse ano.. Quero tentar pois descobrir com 29 anos que quero fazer Arquitetura, engraçado pois quando tive 16 anos meu sonho era ser arquiteta e larguei de mão quando descobri que era em tempo integral algumas aulas e não poderia deixar de trabalhar por isso, foda né?
    Espero que consiga uma nota boa ♥
    Obriga pelas dicas.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Já passei da fase do enem faz tempo, mas no momento estou estudando para concurso e as dicas são muito boas e algumas já fazem parte da minha rotina! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei tudo o que você falou! Estou entrando nessa fase então vou começar a usar todas as dicas dadas, tinha algumas que não conhecia então vai agregar e muito!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa adorei as dicas, vou indicar o post aos meus sobrinhos que estão se preparando par a o Enem... Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Ótimaaas dicas!
    Já preciso mesmo começar a estudar! haha Já até fiz a lista com alguns temas importantes. Agora falta organizar direitinho os horários e começar.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ainda não ter esta preocupação com meus filhos, o mais velho ainda tem 3 anos pela frente, achei ótimas suas dicas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Bacana e bem vinda este post! Vou divulgar entre as amigas que tem filhos que vão prestar o Enem e tenho certeza que vai ajudar bastante! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie! Tudo bem?
    Eu cheguei a conclusão que não presto para o ENEM, já tentei todos os tipos de estudos, todas as técnicas e advinha no final fiquei com a mesma nota de todos os anos kkk Mas desejo boa sorte para quem vai fazer esse ano!
    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Gente, que dicas mais úteis. Adorei a ideia e a programação. Pode ser utilizada para tudo. Se tiver um blog, planejar a postagem. Se tiver que ler um livro...
    Enfim, parabéns pela postagem! Amei.

    ResponderExcluir
  17. Então, muitas dicas eu fiz ao contrário e funcionou hahahaha.
    Tentei a tática de estudar uma matéria só para iniciar outra em seguida, mas comecei por uma disciplina complicada para mim (Química), acabei cansando rapido demais e até a data do Enem não lembrava quase nada.
    Mas quando fiz isso com Português e em seguida História, funcionou muito bem. Fiquei nas matérias que teriam mais peso no curso que eu queria e funcionou.
    Além disso, eu deixei para estudar apenas quando sentia vontade. As vezes estudava oito horas em um dia, e passava três sem tocar em nenhum caderno. Respeitei minha saúde mental, porque tem dias que não adianta forçar, eu sabia que não ia conseguir absorver nada.
    Mas concordo, pausas são importantes, assim como exercícios, simulados e resumos, principalmente :D




    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro Jantar Secreto, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  18. Já passei da fase do Enem, mas achei as dicas muito valiosas.
    Estou fazendo um guia para planejar meus estudos para concursos e é bem parecido com esse.

    ResponderExcluir
  19. Olá!! :)

    Valeu ler as dicas para organização do estudo, mas eu não me dou mutio bem com isso, não! :) ahahah

    Bem, eu estudo bem perto do teste e sem essa organização de horas por dias ou disciplinas... Ca me vou arranjando hehe E não tem corrido mal!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, graças a deus tô livre disso. Acho que suas dicas podem ajudar as pessoas que gostem de um estudo planejado. Eu não gosto de rotina e sempre preferi estudar livremente. E funcionou pra mim.

    ResponderExcluir
  21. Ola, tudo bem?
    Que máximo amei as suas dicas.
    Me formei essa ano mas já estou pensando em fazer outro curso superior e o Enem é a porta para isso. Amei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    achei legal a ideia do seu post e irei indicar para alguns amigos lerem! O mais importante é ter disciplina para estudar e seguir o cronograma. Com força de vontade tudo é possível!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  23. Olá, muito bom o seu post para quem está procurando dicas de como ter um rendimento melhor, especialmente no ENEM. Acho que o planejamento é mesmo essencial, para qualquer coisa que formos fazer relacionado não só aos estudos e ao trabalho. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  24. O seu post ficou completinho e nem preciso dizer da relevância que ele tem e ser publicado no começo do ano, é o ideal. Vou compartilhar nas minhas redes sociais e tenho certeza que ajudará muitas pessoas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, flor. Admiro muito quem consegue se organizar dessa forma para os estudos. Confesso ter muita dificuldade para fazê-lo. Eu estou estudando para uma prova importante, mas não para o ENEM porque já passei da fase universitária (rs). Mesmo assim, suas dicas (especialmente sobre horários para estudo) me vieram a calhar. Obrigada.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  26. Vou entrar na faculdade esse mês e o post foi muito util! Tenho uma dificuldade enorme em me concentrar ou manter o foco nos estudos, e realmente, não se aprende de um dia para o outro.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Já passei da fase de ENEM, afinal estou na faculdade, mas é sempre bom ter um guia para fazer concursos e tudo mais. Na época fiz um parecido e deu certo, mas esse está bem mais completinho <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Gostei das suas dicas e o curioso é que eu vou começar a minha faculdade à distância e já me programei para estudar de uma maneira muito parecida com as suas dicas. Acho que uma das melhores dicas é não estudar uma disciplina de uma vez para acabar logo e passar para outra. Bom também é organizar o tempo, colocando início dos estudos e um horário para terminar.

    ResponderExcluir
  29. Oie
    eu não fui bem nesse Enem que passou mas é muito ruim prestar o Enem e já estar na faculdade, então focar nos dois não rola, foquei apenas na faculdade e me dei mal, queria muito uma vaga no prouni mas não rolou haha boa sorte á todos que irão prestar no fim do ano e que as dicas sejam muito uteis

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bom?? Gostei muito de conferir suas dicas, que farão uma grande diferença para os vestibulandos de plantão. Não farei o Enem esse ano, mas anotei algumas dicas para organizar meus estudos da universidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oiii, tudo bem?
    Realmente adorei as dicas, ano passando eu tentei estudar para o enem, mas não deu muito certo não, perdi a vontade no terceiro mês. Vou continuar acompanhando suas postagens, se possível, seria legal trazer conteúdos que cairão esse ano na prova.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Gostei bastante da proposta da postagem com dicas para quem quer ingressar já o ano focado nos estudos e enfim conseguir uma nota alta e realizar um sonho!
    Acho legal sim estudar sozinho, pois assim temos mais foco. Porém, acho interessante marcar um dia com os colegas para fazer tipo um debate, onde são explanadas as dúvidas que vão surgindo.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  33. Olá! Apesar de já ter passado da fase de vestibulares e etc, achei as dicas bem úteis. É sempre bom ter uma rotina de organização, principalmente sobre estudos. Enfim, adorei as dicas.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  34. Adorei o post, suas dicas foram ótimas!!

    ResponderExcluir
  35. Oi.

    Essas dicas são ótimas para quem pretende prestar vestibular este ano. Como não vou fazer nenhum, estou bem tranquila. Na verdade, nem tanto, já que tenho a faculdade que ocupa metade do meu tempo. Muito bom o post, vai ajudar a muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Ótimas dicas.
    Eu voltei a estudar agora, para concurso, depois de um ano parada da faculdade e voltar a rotina de estudos é dificil né, mas como você disse o importante é estudar um pouquinho todos os dias e ter determinação e foco.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Vou utilizar algumas dicas pra faculdade porque já vi que vou ter um certo problema em entrar nessa rotina de estudos, mas vai dar certo haha. Post muito útil!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  38. Acho esse sistema de enem do brasil muito xulo em que você precise se matar um ano inteiro estudando para fazer uma prova e isso praticamente definir o seu futuro além da pressão da familia quanto a issso, mas é uma realidade nossa e se a pessoa quiser muito mesmo passar no enem tem que realmente se dedicar e seguir dicas como as que você deu, que são ótimas não só para quem vai prestar enem como para quem já está na faculdade que nem eu e deixa tudo para estudar um dia antes kkk

    ResponderExcluir
  39. Oi, Juliana

    Excelentes dicas, e achei muito bacana você ter abordado as pausas, que são muito importantes pada acelerar a assimilação e o aprendizado. Acredito que muitas pessoas se beneficiarão destas e das próximas dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Dicas uteis, mas graças a Deus passei por isso já, me formei conseguindo uma bolsa de 50% no Prouni, através do Enem, sou grata por isso, mas confesso que se fosse hoje em dia, me pergunto se teria a mesma força para estudar e conseguir.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  41. Olá ><
    Achei o post bem instrutivo e produtivo.
    Quando tive que fazer enem passei o ano todo estudando, pesquisando, é dureza. Esse negócio de horário não funciona muito pra mim, ficava massante. Mas aí vai de cada um, ver o que é melhor e o que não funciona.
    Eu não conseguia fechar o facebook, mesmo qe não tivesse ninguém online conversando comigo eu tinha que ter a janela dele aberta. Então passei a estudar por ele tbm kkk
    Abraços

    ResponderExcluir